Existe uma forte tendência de crescimento de produtos alimentícios funcionais. Lá fora já é bastante difundido, há inúmeros tipos de produtos com diversas funções. Já no Brasil, ainda é pouco expressivo, contudo temos bons exemplos como os laticínios Activia que prometem regularizar os intestinos preguiçosos e Actimel que prometem melhorar a imunidade.
Tonic é mais um exemplo internacional de alimento industrizalizado funcional. Prometem melhorar a saúde, cada um focando algo específico: focus, detox, energy, calm e immunity.
Cores primárias e secundárias foram escolhidas para comunicar a essência de cada SKU, são cores vibrantes, simples, mas de personalidade. O apelo "100% natural" é um dos primeiros na face frontal e é bastante forte no que se refere a vendas em países desenvolvidos. Cada cor procura expressar a função de seu conteúdo, azuis para "calm", vermelhos para "immunity", verdes para "detox", laranjas para "focus" e amarelos para "energy".
O que acho mais interessante é essa relação das cores com cada função, o que cada cor expressa. Não tenho dúvidas de que as cores foram bem estudadas e distribuídas, não precisa ser um estudioso do assunto para perceber o que elas nos passam. Aliás, o mais importante é que as cores se comuniquem bem com seu público-alvo e quanto mais o designer tiver domínio dessa ferramenta, melhor e mais assertivos serão seus projetos.
Falando em cores, vamos aos seus significados nesse contexto. O vermelho evoca a imunidade que, em nosso corpo, circula em glóbulos brancos no nosso sangue. Alguma dúvida sobre a utilização dessa cor para imunidade? O verde comunica o natural, as ervas, o medicinal, focando aqui a desintoxicação, a limpeza do organismo. Bastante claro e objetivo, sem discussão. O laranja é forte, expressivo, chamativo, prende o foco, a atenção, a concentração. Quem consegue não olhar um laranja que aparece de repente em seu campo visual? Não concorda? Então por que cones de trânsito e uniformes de varredores de rua são laranjas? O azul é tímido, relaxado, sereno, clean, celestial, tranquilo, comunica bem-estar e, sem dúvida, calma. O amarelo é vibrante, é luz, é calor, é fonte, comunica energia. O sol é pura energia, sem ele não haveria vida.
As cores são um assunto muito interessante e há muito o que se falar e discutir, confesso que fico sempre de olho, estudando e cada dia aprendo algo novo seja observando, seja lendo, seja navegando.
Até a próxima.
Espaço aberto para se falar tudo sobre embalagens, marketing, design, funcionalidade, estética, produtos, inovação, tendências, mercado, merchandising, consumidores, materiais, produção, fornecedores, tecnologias etc. // In this blog anyone can talk about packaging and everything relates to it, marketing, design, suppliers, functionality, trends, launches, innovation, consumption, materials, production, technologies etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário